Repescagem da Europa pode ter Portugal x França por vaga na Copa de 2014

Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia são cabeças de chave no mata-mata. Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Holanda, Espanha, Inglaterra, Bósnia e Rússia estão na Copa

iG São Paulo | - Atualizada às

A rodada desta terça-feira encerrou a fase de grupos das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014. Oito equipes vão jogar a repescagem, e um sorteio no dia 21 de outubro, em Zurique, definirá os quatro confrontos que valem mais quatro vagas no Mundial. Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia serão cabeças de chave e jogarão contra França, Suécia, Romênia e Islândia.

Veja fotos dos jogos desta terça-feira pelas Eliminatórias da Europa:

Gerrard se estica todo para marcar, de carrinho, o segundo gol da Inglaterra diante da Polônia (15/1o). Foto: Getty ImagesEspanha comemora o gol de Negredo contra a Geórgia, em jogo que garantiu a campeã mundial na Copa de 2014. Foto: Fernando Bustamante/APKevin De Bruyne (à esq.) e Romelu Lukaku comemoram gol da Bélgica diante do País de Gales. Os belgas já estavam classificados para a Copa 2014 (15/10). Foto: APJogadores da Bósnia comemoram com a torcida a classificação inédita para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014 (15/10). Foto: APRooney e Welbeck correm para comemorar o gol da Inglaterra diante da Polônia, no estádio de Wembley. Foto: APO alemão Andre Schuerrle chuta para marcar o terceiro gol da Alemanha diante da Suécia, em Estocolmo. Foto: Getty ImagesO ucraniano Marko Devich (à esq.) deixa o seu gol diante de San Marino e comemora com Iarmolenko (15/10). Foto: APArda Turan, da Turquia, disputa o lance com Daley Blind, da Holanda. Foto: APJogadores da Holanda comemoram com Sneijder gol contra a Turquia. Foto: APAlessandro Florenzi sobe para fazer de cabeça o gol de empate da Itália diante da Armênia. Foto: APTorcedores da Bósnia comemoram a inédita classificação para o Mundial de 2014, no Brasil (15/10). Foto: APJogadores da seleção da Bósnia comemoram a inédita classificação para a Copa do Mundo, após vencer a Lituânia por 1 a 0. Foto: APO atacante Franck Ribery é cumprimentado pelos jogadores da França, após marcar o gol que abriu o placar no jogo contra a Finlândia (15/10). Foto: APCom a Suíça já garantida na Copa 2014, seus torcedores compareceram em massa para prestigiar a equipe na partida contra a Eslovênia (15/10). Foto: APWelbeck lamenta chance perdida na partida contra a Polônia, pelas eliminatórias da Europa. Foto: Getty ImagesO atacante Robben marca e comemora o gol da Holanda diante da Turquia, na última rodada das eliminatórias da Europa. Foto: ReutersSigthorsson corre para festejar com seus companheiros o gol da Islândia, fora de casa, diante da Noruega (15/10). Foto: APO português Nani comemora seu gol na partida diante de Luxemburgo (15/10). Foto: APNani sobe para ganhar de cabeça de Mathias Janish, de Luxemburgo (15/10). Foto: APShirokov comemora seu gol pela Rússia, na partida contra o Azerbaijão (15/10). Foto: APO russo Abishov domina a bola diante da marcação de dois jogadores do Azerbaijão (15/10). Foto: APO grego Samaras tenta se livrar da marcação de dois jogadores de Liechtenstein (15/10). Foto: APDzeko, da Bósnia, disputa bola com o lituano Zaliukas (15/10). Foto: APJogadores de Gana comemoram mais um gol na vitória de 6 a 1 sobre o Egito (15/10). Foto: Divulgação

A definição dos cabeças de chave é baseada na posição das seleções no ranking da Fifa de outubro, que será anunciado na quinta-feira. Com os resultados dos jogos desta terça, porém, já é possível saber a futura posição das oito seleções.

O critério incomodou a França, que ficou fora da lista de cabeças de chave. Os franceses argumentam que foram prejudicados porque estavam num grupo com apenas cinco equipes, enquanto todas as demais seleções estavam em grupos com seis equipes. Sendo assim, a França jogou menos vezes e teve menos possibilidades de somar pontos.

Além das quatro seleções que sairão da repescagem, a Europa já tem nove equipes classificadas para a Copa do Mundo. Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e Holanda estavam garantidas antes mesmo do início da rodada final. Os jogos desta terça-feira serviram para confirmar as últimas equipes: Espanha, Inglaterra, Bósnia e Rússia.

Leia mais:

- Garantida, Itália empata e perde a chance de ser cabeça de chave na Copa

- Em Wembley, Inglaterra garante classificação para a Copa de 2014

- Espanha bate Geórgia, garante vaga na Copa, e França vai para repescagem

- Classificada, Alemanha vence a Suécia, que joga a repescagem por vaga na Copa

- Holanda vence e acaba com sonho da Turquia de voltar à Copa em 2014

Bósnia se classifica à Copa pela primeira vez; Grécia fica com a repescagem

- Rússia garante vaga na Copa de 2014 e coloca Portugal na repescagem

Leia tudo sobre: copa 2014portugalfrançaucrâniasuéciaislândiagréciaromêniacroácia

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG