Blatter constrange plateia por quebrar um minuto de silêncio para Mandela

Dilma Rousseff pediu um minuto de silêncio, mas presidente da Fifa o interrompeu pedindo aplausos

Bruno Winckler e Thiago Rocha - Enviados especiais a Mata de São João (BA) |

Andre Penner/AP
A presidente Dilma Rousseff e Joseph Blatter, presidente da Fifa, discursam antes do sorteio da Copa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, causou constrangimento entre os presentes na cerimônia do sorteio dos grupos da Copa na Costa do Sauípe. A cerimônia começou com um vídeo em homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano, morto na quinta-feira. Um vídeo foi exibido com imagens dele envolvido em momentos do esporte e na última Copa do Mundo em seu país. Todos aplaudiram as imagens.

Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

Em seguida, a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, subiram ao palco para falar sobre a Copa do Mundo de 2014. Antes, Dilma pediu um minuto de silêncio para o líder sul-africano.

“Começamos esta festa com um minuto de silêncio em memória do grande líder sul-africano Nelson Mandela, o povo brasileiro se inclina em sua memória”, disse Dilma. Prontamente a maioria dos presentes se levantou para reverenciar Mandela. Quando o silêncio começava de fato a dominar o espaço e enquanto alguns ainda se levantavam, Blatter interrompeu a homenagem.

“Vamos celebrar Mandela, mas vamos celebrar o futebol. Aplausos, por favor”, disse o presidente da Fifa, para constrangimento geral.

Não foi a primeira vez que Blatter tentou doutrinar a manifestação do público no Brasil. Na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, no dia 15 de junho, Blatter e Dilma foram muito vaiados. “Respeito, por favor. Fair play!”, disse Blatter na oportunidade.

Fernanda Lima roubou a cena no sorteio realizado nesta sexta-feira. Foto: Andre Penner/APFernanda Lima acompanhou Jérôme Valcke no sorteio da Copa. Foto: PAULO WHITAKER/REUTERS/NewscomOs oito grupos da Copa de 2014 foram definidos em sorteio nesta sexta-feira. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMMCafu sorteia o Brasil, cabeça de chave do Grupo A. Foto: Victor R. Caivano/APUruguai caiu no grupo da morte com Costa Rica, Itália e Inglaterra. Foto: Victor R. Caivano/APA Espanha é a cabeça de chave do Grupo B. Foto: Victor R. Caivano/APOs técnicos das 32 seleções da Copa do Mundo posam para fotos no palco. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMBolinhas foram retiradas dos potes e definiram os grupos da Copa de 2014. Foto: Andre Penner/APMarta, Fuleco e Bebeto participam do sorteio da Copa. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMMaior artilheiro da história das Copas, Ronaldo foi homenageado no sorteio . Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMA presidente Dilma Rousseff e Joseph Blatter, presidente da Fifa, discursam antes do sorteio da Copa. Foto: Andre Penner/APEmicida e Alcione fazem show antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMLogo no início da cerimônia, Nelson Mandela, que morreu nesta quinta, foi homenageado. Foto: Andre Penner/APO casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert apresentam a cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMTenda onde será realizado o sorteio da Copa de 2014 já está cheia. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMMFelipão chega na tenda montada na Costa do Sauípe. Foto: Thiago Rocha/iGFelipão, técnico da seleção brasileira, chega para o sorteio da Copa de 2014. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMTetracampeão mundial com a seleção brasileira, Zagallo também compareceu ao sorteio desta sexta-feira. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMCesare Prandelli, técnico da Itália. Foto: Andre Penner/APVicente del Bosque, técnico campeão do mundo pela Espanha em 2010. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMLouis Van Gaal, treinador da Holanda. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMÍdolo da seleção francesa, Zidane será um dos ex-jogadores que participarão do sorteio. Foto: Andre Penner/APJoachim Low, técnico da Alemanha. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMFabio Capello, treinador da Rússia. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMPelé chega na tenda localizada na Costa do Sauípe. Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMMImagem do auditório que receberá o sorteio da Copa do Mundo de 2014. Foto: Bruno Winckler/iG


Leia tudo sobre: Copa 2014Dilma RousseffJoseph Blatter

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG