Especial cidades-sede: as atrações de Manaus

Dicas para aproveitar ao máximo a passagem pela cidade do Amazonas

Time Out | - Atualizada às

Time Out

A metrópole erguida no meio da floresta é o ponto de partida para turistas do mundo inteiro, que buscam o contato com a natureza e a rica biodiversidade da região. Mas além das belezas naturais, Manaus oferece muitas outras atrações bem mais urbanas.

Conhecer as construções históricas que ficaram de herança do Ciclo da Borracha, período em que a atividade extrativista do látex na Amazônia revelou-se extremamente lucrativa e transformou esse pedaço do país, é roteiro obrigatório para brasileiros e estrangeiros. O Largo de São Sebastião, com seu calçamento de pedras portuguesas em preto e branco, simbolizando o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, e que inspirou o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, é uma atração à parte. Além dos prédios históricos e museus, há outros passeios, como à praia da Ponta Negra, que aliam o contato com a natureza em no espaço urbano.

MUSEUS E CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS

Largo de São Sebastião O complexo do entorno do Teatro Amazonas (Praça São Sebastião, s/nº, Centro, 92 3622-2420) abriga casarões e prédios tombados pelo patrimônio histórico brasileiro. Foi restaurado e figura como uma das principais atrações culturais e de lazer da capital amazonense. Ele inclui a Igreja de São Sebastião, construída com arquitetura gótica, o Monumento de Abertura dos Portos, em frente à igreja, e o próprio Teatro, além de outros espaços como a Galeria do Largo e o Palácio da Justiça, que também abrigam exposições rotativas.Rua Tapajós, s/nº, Centro. Grátis.

Teatro Amazonas O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha. É palco e cenário de uma programação cultural efervescente com os festivais como os de ópera, cinema, teatro e jazz, além de shows e espetáculos locais, nacionais e internacionais. Praça São Sebastião, s/nº, Centro (92 3622-2420/1880).Aberto 2ª-sáb. 9h-17h. Visitas guiadas R$ 10.

Palacete Provincial e complexo de museus O Palacete Provincial ficou conhecido por mais de cem anos como quartel da polícia Militar do Amazonas. A partir de 2009, retomou à sua denominação original. O prédio é considerado um patrimônio tangível, tombado em conjunto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense D. Pedro II. Coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, o local abriga o complexo de museus do Estado, como o de Numismática, da Imagem e do Som e a Pinacoteca do Estado. Praça Francisco Queiroz, s/nº, Centro (92 3622-8387). Aberto 3ª-5ª 9h-19h; 6ª-sáb. 9h- 20h; dom.16h-21h. Entrada R$ 15.

MANAUS AO AR LIVRE

Ponta Negra A única praia com estrutura para o lazer e turismo na orla portuária de Manaus, a Ponta Negra ainda passa por reformas. O trecho liberado ao público conta com praia perene, calçadão e novos quiosques. Às quartas-feiras, das 17h às 21h e aos domingos das 8h às 15h acontece o projeto Faixa Liberada, quando uma das faixas da pista fica livre para a prática de esportes como o ciclismo. O pôr-do-sol no rio Negro é um dos espetáculos da natureza que valem a visita. Avenida Coronel Teixeira, s/n°, Ponta Negra.Grátis.

Encontro das Águas O fenômeno natural que acontece na confluência dos rios Negro (de águas escuras) e Solimões (de águas barrentas, amareladas), que, por quase seis quilômetros seguem juntos lado a lado, sem se misturar, é visita obrigatória para os turistas que vêm à capital amazonense. Há dezenas de agências de turismo que oferecem o passeio, em roteiros que costumam incluir uma volta pelos igarapés da região. Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode por a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas diferentes.

Vida Noturna

Os botecos e bares são as grandes atraçõesda da vida noturna da quente capital amazonense. O calor convida para o happy hour. Às quartas-feiras, quando há transmissão de jogos de futebol, o agito começa e o principal ponto de encontro é a Praça do Eldorado, que concentra dezenas de bares, botecos e telões. Às quintas-feiras há música ao vivo em alguns bares e casas noturnas da cidade. Porém, são poucas as opções de casas noturnas com programação fixa, portanto, fique atento aos cadernos de cultura dos jornais locais para se informar das festas e shows que vão rolar quando você estiver na cidade.

BARES

Cachaçaria do Dedé & Empório Um dos locais preferidos para o happy hour pelos manauaras, a rede acaba de ganhar uma terceira unidade no Shopping Ponta Negra (Av. Coronel Teixeira, 5705, Ponta Negra, 92 3667-7225/shoppingpontanegra.com.br). A casa do Parque 10 de Novembro (Rua do Comércio, 1003F) foi a primeira e chamar a atenção pela decoração de tijolos aparentes e inúmeros rótulos de bebidas. As casas do Manauara Shopping (Av. Mario Ypiranga, 1300, Adrianópolis, 92 69058-775/manauarashopping.com.br)e Ponta Negra também funcionam como empório, onde se pode encontrar uma diversidade de produtos como chocolates importados, castanhas a granel e bacalhau seco e salgado. Na carta de bebidas, mais de 900 rótulos de cachaça e outras centenas de cervejas. Aberto 3ª-dom. 11h-2h. $$$

Jack ’n’ Blues Snooker Pub O uísque Jack Daniel's dá nome à casa e está presente na decoraçãocom centenas de garrafas vazias espalhadas no local. A programação musical prioriza o rock, jazz e o blues apresentados por bandas locais como a Band&Donna. Rua Pará, 945, Nossa Senhora das Graças(92 8171-0553). Aberto 3ª-5ª 19h-1h; 6ª-sáb. 19h-3h. $

O Chefão Recém-ampliada, a casa foi inspirada no filme ‘O Poderoso Chefão’. A decoração e o cardápio trazem essas referências. Entre os petiscos mais pedidos, o Bife Corleone, porção de quadradinhos de alcatra empanados servidos com pão de forma, alho torrado, queijo prato, catupiry e batata frita. Há uma extensa carta de vinhos. Rua Ferreira Pena, 50, Centro (92 8439-2565). Aberto 2ª-sáb. 20h-1h (fecha na ter.) $$$

Bar do Armando Um dos botecos mais tradicionais de Manaus. Localizado no Centro Histórico, nas imediações do Teatro Amazonas(Praça São Sebastião, s/nº, Centro, 92 3622-2420), o bar é comandado pela família Dias há quarenta anos. O sanduíche de pernil com queijo do reino no pão francês é a pedida. Rua 10 de Julho, 593, Centro (92 3232-1195). Aberto2ª-sáb. 16h-1h; 5ª-6ª16h-3h; dom. 16h-0h. $

Cervejaria Fellice A principal atração é o chope de produção própria, disponível nos tipos pilsen, ale, escuro e weizen (de trigo). Aos fins de semana, a partir das 22h30, a casa recebe bandas de sertanejo, pagode ou rock nacional. As coxinhas de frango regadas ao molho de gengibre, shoyu e pimenta são a pedida. Studio 5 Festival Mall, piso térreo, loja 5, Distrito Industrial (92 3216-3400/cervejariafellice.com.br). Aberto 2ª-dom. 17h-3h. $

CASAS NOTURNAS

All Night Pub Com programação musical fixa a partir das quintas-feiras e pelo menos uma vez por mês aos domingos, a casa que é um misto de pub e balada é uma das preferidas dos jovens de classe média e alta de Manaus. Entre as atrações, bandas com repertório de sertanejo, samba-rock, rock e funk. Avenida Ephigênio Salles, 2085, Aleixo (92 3236-2230/allnightpub.com).Aberto5ª-sáb. 21h30-6h. $$$

Porão do Alemão A mais tradicional casa de rock e heavy metal de Manaus completou 15 anos em 2013. Na programação musical, os shows de bandas locais começam a partir das 23h. Estrada da Ponta Negra, 1986, São Jorge (92 3239-2976/poraodoalemao.com.br). Aberto 2ª-sáb. 21h-6h. $

Compras

Os centros de compras de Manaus tomaram o lugar das antigas lojas da Zona Franca. Climatizados, são uma opção para locais e turistas na busca por produtos e serviços. O Amazonas Shopping, mais antigo com estrutura de Mall, está passando por revitalização e deve ganhar espaço de convenções. Ele é palco de atrações culturais e shows. Localizado no Distrito Industrial, o Studio 5 Festival Mall tem a comodidade de acesso fácil para industriários e empresários, uma vez que está localizado entre quatro hotéis e ainda possui um centro de convenções construído junto à sua estrutura. A maior parte dos centros de compras também dispõe de cinemas, farmácias e praças de alimentação com culinária variada. Outra atração comercial são os centros de compras regionais e artesanato. Destacam-se a Feira da Avenida Eduardo Ribeiro, aos domingos, no Centro de Manaus e também a tradicional Central de Artesanato Branco e Silva.

SHOPPING CENTERS

Amazonas Shopping Na Zona Centro Sul de Manaus, este é um dos mais antigos e está passando por revitalização. São cerca de 300 lojas em operação, entre âncoras e satélites, quiosques, salas de cinema, parque de diversão, dois bancos e duas praças de alimentação, além de um estacionamento com 2 mil vagas. Av. Djalma Batista, 482, Parque 10 de Novembro (92 3303-9045/amazonasshopping.com.br). Aberto 2ª-sáb. 10h-22h; dom. 14h21h.

Manauara Shopping O Manauara Shopping possui 227 lojas – 52 delas inéditas em Manaus – distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheira. Um dos destaques do Mall é sua arquitetura. Construído homenageando a fauna, flora e cultura amazonense, é decorado por grafismos inspirados na Floresta Amazônica; seus mobiliários, pisos, forros e luminárias possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local.Avenida Recife, 1300, Adrianópolis (92 69058-775/manauarashopping.com.br). Aberto 2ª-sáb.10h-23h;dom. 14h-21h.

Studio 5 Festival Mall É o principal complexo de compras da Zona Sul de Manaus, onde estão localizadas boa parte das fábricas do Polo Industrial da cidade. Sua planta contempla um moderno Centro de Convenções, Pavilhão de Feiras e Exposições, além de contar com oito salas Multiplex Cinemark, a Cervejaria Fellice, um Hotel da Rede Sleep Inn e a Academia Cia Athletica.Avenida General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial (92 3216-3520/studio5.com.br). Aberto 2ª-sáb. 10h-22h; dom. 14h-21h.

Ponta Negra Shopping Localizado no bairro Ponta Negra, um local de forte apelo turístico, às margens do Rio Negro, o shopping tem acesso pela estrada de mesmo nome e pela Avenida do Turismo. Essa região é reconhecida como o maior vetor de crescimento imobiliário de alto padrão da cidade. São aproximadamente 200 lojas distribuídas em três pisos. O empreendimento reúne cinemas e restaurantes. Avenida Coronel Teixeira, 5705, Ponta Negra (92 3667-7225/shoppingpontanegra.com.br). Aberto 2ª-sáb. 12h22h; dom. 14h21h.

MERCADOS E FEIRAS

Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro A Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro é um dos maiores centros comerciais a céu aberto da Região Norte do país. Avenida Eduardo Ribeiro, Centro. Aberto dom. 7h- 14h30.

Central de Artesanato Branco e Silva Na Central é possível encontrar artesanato confeccionado com materiais tipicamente regionais: madeira, cerâmica, palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta, cipó titica, entre outros. Mantida pelo Governo do Estado do Amazonas, a Central reúne 23 lojas de produtos artesanais, além de um salão para exposições e atividades culturais, restaurante e floricultura, distribuídos em um ambiente espaçoso e acolhedor.No localsão organizadas oficinas de criação coletiva, cursos de tapeçaria, entalhe e pintura, além de atividades de pesquisa e transmissão de técnicas artesanais. Uma atração especialmente imperdívelé o Café Regional, oferecido aos domingos das 07h às 12h.Rua Recife, 1999, Adrianópolis (92 3236-1241). Aberta 2ª-5ª 9h-17h; 6ª 9h-19h.


Leia tudo sobre: manauscopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG