Especial cidades-sede: conheça Brasília

A jovem capital brasileira é uma proeza arquitetônica com muito mais a mostrar aos visitantes que os meandros da política nacional

Time Out | - Atualizada às

Time Out

A ideia de erguer uma capital no centro do Brasil como forma de povoar e levar o desenvolvimento ao interior nasceu no século 19, mas foi o presidente Juscelino Kubitschek quem a abraçou e a colocou em prática num tempo inacreditavelmente curto. Planejada em 1956, a nova capital foi inaugurada apenas quatro anos depois.

Concebida como obra de arte por Lúcio Costa (que desenhou o Plano Piloto em forma de avião) e Oscar Niemeyer (que povoou a cidade de cartões-postais), Brasília foi primeiro construída para depois ser ocupada. E foi ocupada principalmente por políticos e funcionários públicos vindos de outras regiões, que se juntaram aos candangos (os operários que trabalharam na construção da cidade) para compor a população até hoje formada, em grande parte, por gente de todas as partes do Brasil.

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a capital federal tem sua herança arquitetônica protegida, mas é inegável que sofre com o aumento do trânsito e da especulação imobiliária. Mesmo assim, é em Brasília – a mais de 1.000 km do mar e das principais metrópoles do país – que estão a maior renda per capita (segundo o IBGE) e a melhor qualidade de vida entre as capitais brasileiras (segundo o ranking mundial da consultoria Mercer).



Leia tudo sobre: brasíliacopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG