Especial cidades-sede: conheça Cuiabá

A capital do Mato Grosso é sempre lembrada por seu clima quente, mas também tem tradição histórica e cultural e uma geografia ímpar

Time Out | - Atualizada às

Time Out

Aos 249 anos de sua fundação, Cuiabá mantém um forte ritmo de desenvolvimento sem, contudo, abandonar sua tradição cultural. O centro histórico preserva a identidade do povo cuiabano – ou cuiabania, como os mais antigos intitulam os locais. As vias estreitas, com seus casarões, revelam os anos de exploração do ouro, assim como também recordam as disputas territoriais que marcaram a região.

Aliada a esta tradição, a capital mato-grossense soube atrair pessoas de todas as partes do país, especialmente os sulistas, que encontraram no fértil solo das redondezas uma nova fronteira agrícola. É difícil pensar em Cuiabá sem se recordar de um dado marcante – seu clima muito quente. Não sem motivo as conversas são sempre regadas à cerveja gelada em qualquer um dos muitos bares da cidade.

O cenário cuiabano é composto por rios (Cuiabá e Coxipó) e córregos, alguns já canalizados, além de parques como o Morro da Luz, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô. A geografia curiosa pode levar à confusão. É difícil saber se você está na capital ou na vizinha Várzea Grande, as duas parecem uma cidade só. Fique atento às pontes que cortam o rio Cuiabá, são elas que determinam as divisas.

A proximidade com a Chapada dos Guimarães (distante apenas 64 km da capital) garante um bônus à visita, com direito a paradas obrigatórias nas cachoeiras.


Leia tudo sobre: copa 2014cuiabatimeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG