Especial cidades-sede: conheça Curitiba

Moderna e cheia de praças e parques floridos, a capital paranaense é uma metrópole com jeito de cidade do interior

Time Out | - Atualizada às

Time Out

Dizem que Curitiba é a maior cidade pequena do mundo. Essa brincadeira não deixa de ter um fundo de verdade já que a capital paranaense mantém viva uma espécie de ingenuidade do interior dentro de uma desenvolvida área urbana. De início, sua população – que tem raízes fortes em culturas europeias, como a polonesa, a alemã, a ucraniana e a italiana – pode parecer desconfiada e exigente, mas essa barreira das relações interpessoais é logo quebrada e o curitibano recebe gente de todo o país de braços abertos.

A cidade é um mosaico cultural de flores, praças e parques. Curitiba surgiu como um grande ponto de descanso utilizado por tropeiros no final do século XVII, e sua fundação oficial ocorreu em 29 de março de 1693. Desde sempre teve um clima de extremos (muito calor no verão, bastante frio no inverno e um pouco de tudo espalhado pelas outras estações) e conta com uma organização urbanística apontada como referência no Brasil. Tanto que até os famosos ônibus biarticulados ganham status turístico.

A capital do Paraná é assim, uma metrópole sem o jeito opressivo que elas podem ter. Uma cidade pronta para ser descoberta e explorada.


Leia tudo sobre: curitibacopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG