Especial cidades-sede: conheça Manaus

Com suas fortes raízes indígenas e uma natureza exuberante, a capital amazonense ainda tem muito a ser explorada até pelos brasileiros

Time Out | - Atualizada às

Time Out

Localizada na maior floresta tropical do mundo, Manaus guarda um patrimônio arquitetônico-cultural revelador da história econômica do Brasil, dos tempos em que a borracha fez fortuna, ergueu prédios históricos e promoveu a pavimentação, a luz elétrica e o saneamento das primeiras vias do território nacional.

Sua origem remonta ao século XVII, época da colonização da Amazônia, quando o Governo do Estado do Maranhão e Grão-Pará, seguindo ordens metropolitanas, mandou construir fortalezas em pontos estratégicos da região para protegê-la das invasões holandesas e espanholas. Seus primeiros habitantes foram os indígenas, que hoje constituem apenas 1,5% do total da população na área urbana da cidade, de quase 2 milhões de habitantes. Mesmo assim, as características culturais herdadas dos índios são fortes e os visitantes encontrarão esses traços na fisionomia da população local, no artesanato, na gastronomia e no próprio nome da cidade.

Um dos principais centros financeiros, corporativo e econômico da região Norte, a capital do Amazonas teve grande crescimento populacional nos últimos anos, o que impactou no trânsito, na falta de infraestrutura urbana e no crescimento da especulação imobiliária. Hoje, a cidade é a sexta mais rica do Brasil e tem como seu principal motor econômico o Pólo Industrial de Manaus.


Leia tudo sobre: manauscopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG