Especial cidades-sede: conheça Porto Alegre

Com ares de grande metrópole e cultura fervilhante, a capital gaúcha também é ideal para caminhadas

Time Out | - Atualizada às

Time Out

Capital mais ao sul do Brasil, com 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre tem muitas qualidades de uma grande metrópole e oferece boas opções de diversão, como prédios históricos transformados em centros culturais, teatros, lojas, restaurantes e eventos periódicos que diversificam a rotina, como a Feira do Livro e a Bienal do Mercosul.

Mas o visitante, ao explorar seus principais pontos turísticos e bairros centrais, poderá ter a impressão de estar em uma cidade do interior. Vários caminhos podem ser percorridos prazerosamente a pé. Mesmo em áreas densamente povoadas, há muitas árvores – em setembro as ruas ficam cobertas pelas flores dos jacarandás - e o céu impressiona com suas cores vibrantes desde as primeiras horas da manhã até o espetáculo pelo qual os porto-alegrenses são obcecados: o pôr do sol no Guaíba, o lago que os gaúchos chamam de rio e que consideram o mais lindo do mundo.

Esse sentimento, aliás, é comum aos habitantes da cidade, que sentem muito orgulho de seu povo, seus times (a rivalidade entre as torcidas de Grêmio e Internacional se faz presente em praticamente todas as relações), seu estágio de desenvolvimento, suas convicções políticas, suas tradições e seus hábitos. Chegam a flertar com a ideia de que sua terra é diferente e melhor que outras do País. Exageros à parte, essa percepção talvez não seja totalmente errada. Ou onde mais no Brasil se vê parques lotados com quase todas as pessoas carregando uma cuia de chimarrão em um domingo com temperatura de 5°C?


Leia tudo sobre: porto alegrecopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG