Especial cidades-sede: informações úteis em Natal

Como chegar e se locomover pela cidade

Time Out | - Atualizada às

Time Out

CÓDIGO DE ÁREA (84)

COMO CHEGAR Localizada na esquina do Brasil, Natal é facilmente alcançada por quem vem do Sul (dos estados da Paraíba e Pernambuco) pela BR-101 – a rodovia foi duplicada recentemente, e ainda carece de melhor sinalização. O acesso ao Norte é feito pela BR-304, que liga Natal a Fortaleza, no Ceará, com passagem por Mossoró, a maior cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. A porta de entrada via aérea é feita pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo (84 3087-1200/ infraero.gov.br), distante 18 km do centro da capital. Já a rodoviária, na prática, se revela um lugar de difícil acesso por meio de transporte coletivo. O transporte marítimo inexiste, mas limita-se apenas às visitas de cruzeiros por Natal estar inserida no roteiro.

COMO SE LOCOMOVER O serviço de transporte coletivo cobre todas as regiões da cidade e, apesar dos horários irregulares, ainda é a melhor maneira para se locomover em Natal. Evite corridas de táxi, são caras perto da distância a ser percorrida (a relação custo-benefício não compensa), deixe apenas como opção inevitável durante a noite, pois boa parte da frota de ônibus deixa de circular às 23h30. Alugar um carro acaba sendo mais viável se a intenção é tornar o deslocamento mais ágil. As duas linhas de trens urbanos, Norte e Sul, possuem poucas estações dentro da cidade e atendem municípios da Região Metropolitana. Natal não possui ciclovias nem ciclofaixas, e a adoção de uma política pública que potencialize o uso de bicicletas como meio de transporte ainda está em estudo. Em horário de pico, como em qualquer grande cidade, o trânsito é lento nas principais ruas e avenidas. Evite ir ao Centro de carro, encontrar uma vaga para estacionar é tarefa das mais difíceis. A passagem de ônibus custa R$2,20.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS Secretaria Municipal de Turismo Av. Pres. Café Filho, 746, Praia do Meio (84 3232-9061/turismo.natal.rn.gov.br).


Leia tudo sobre: natalcopa 2014timeout

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG